Você tem uma direção clara para sua vida? Que objetivos e sonhos ao longo da vida você tem para sua carreira, saúde, relacionamentos, riqueza e espiritualidade? Você os está perseguindo ativamente? Ou você está mantendo-os escondidos no fundo de sua mente?
Sonâmbulos são pessoas que vivem suas vidas em um estado inconsciente. Estar consciente não é estar fisicamente acordado. Muitas pessoas estão fisicamente acordadas, mas vivem inconscientemente. Eles não estão totalmente conscientes de quem são, do contexto maior de vida do qual fazem parte e de seu verdadeiro propósito na vida.
Os sonâmbulos se parecem com qualquer um de nós, mas são apenas conchas físicas vivendo suas vidas como drones. Você já viu pessoas sem clareza de vida? Pessoas que vivem no dia-a-dia, nunca pensando no futuro ou no que querem? Essas pessoas não são capazes de articular o que é sua vida. Todos os dias, eles correm por aí fazendo várias atividades, como trabalhar, brincar, festejar, dormir e comer, mas nada disso tem relação com a vida no esquema maior das coisas. Sua existência diária é o que eles conhecem como vida.
Essas pessoas são os sonâmbulos.
Mas, como saber se você, ou alguém muito próximo, é um sonâmbulo?
Aqui estão oito características muito comuns na vida de um sonâmbulo:
- Falta de consciência do quadro geral
O que é a vida para você? Trata-se apenas de ir para a escola/trabalho, ir para casa, comer, dormir e se divertir no meio? Ao contrário do que alguns podem pensar, a vida é mais do que está à sua vista. Há um mundo muito maior lá fora, fora de você, seu trabalho, família, amigos e religião. Os sonâmbulos não estão cientes da vida no esquema maior das coisas. Eles não veem sua vida como parte do universo, como parte da história humana e como parte de algo maior do que eles veem todos os dias.
- Não viver de acordo com o propósito real
Você sabe qual é o seu propósito de vida? Você tem uma visão clara do que deseja que sua vida seja daqui a 10, 20 e 30 anos? Ou é difuso e indeterminado? Os sonâmbulos não estão cientes de seu propósito de vida. Eles têm propósitos ambíguos e incompletos com os quais foram alimentados em algum momento de suas vidas. Alguns têm uma ideia de seus objetivos e sonhos, mas os colocam em segundo plano para perseguir coisas que os outros esperam que eles façam.
- A vida corre no piloto automático
Você está ‘atravessando os movimentos’ ou ‘correndo a corrida dos ratos’ todos os dias? Os sonâmbulos vivem suas vidas no piloto automático, repetindo as mesmas coisas diariamente sem controle consciente sobre elas. Eles vivem os dias da semana, ansiosos pelas sextas e fins de semana, onde se recarregam para mais uma semana morta pela frente. Este ciclo continua semana após semana, sem fim à vista. Eles estão muito arraigados no ciclo para fazer algo a respeito.
- Envolver-se em atividades sem valor.
Quando os sonâmbulos não estão se movimentando, eles preenchem as lacunas com atividades aleatórias. Isso inclui vícios como jogar, festejar, comer, assistir TV, navegar na internet sem rumo, fazer compras e reclamar. A pessoa muitas vezes não consegue parar até que algo a interrompa, como a hora de dormir ou comer. Ele ou ela também não é capaz de articular uma razão clara para se envolver na atividade, além de “Porque é divertido”, “Eu gosto” e “Não há mais nada a fazer”.
- Abordagem passiva da vida.
Os sonâmbulos têm uma postura passiva na vida. Eles rolam junto com os socos e os administram à medida que surgem. O controle é algo que eles cedem às pessoas ao seu redor. Perguntar ‘por quê?’, questionar estabelecimentos existentes e assumir o controle das coisas em suas vidas simplesmente não estão em sua natureza.
Às vezes, eles se encontram presos e infelizes onde estão, como seus relacionamentos ou trabalho. No entanto, eles permanecem passivos porque não veem nenhuma saída. Quando questionados sobre seu comportamento reativo, eles respondem com “eu quero, mas … ”. Eles estão sob a percepção de que o que estão fazendo é um sacrifício temporário por um futuro melhor e de longo prazo.
- Sem tempo para fazer as coisas que você quer.
Os sonâmbulos costumam estar ocupados o tempo todo. Eles frequentemente reclamam por não ter tempo suficiente. Mas eles não percebem que são eles que se colocam nessa posição em primeiro lugar. Quando questionados por outras pessoas, eles não podem apontar o dedo para onde todo o tempo foi. Os sonâmbulos estão sempre esperando por uma proverbial “próxima vez” para seus objetivos, mas não percebem que a “próxima vez” nunca chega. Quando o fazem, muito tempo já se passou, e agora eles passam a pensar que agora é “tarde demais” para trabalhar em seus objetivos.
- Inconsciente de seus pensamentos/emoções
Você sabia que 60.000 pensamentos passam pela sua mente todos os dias? Que pensamentos dominam sua mente todos os dias? O que você estava pensando e sentindo antes de começar a ler este artigo? Os sonâmbulos constantemente têm mentes desordenadas. Além disso, eles têm baixa consciência dos pensamentos que ocupam sua mente.
- Falta de motivação ou ambição
Os sonâmbulos não são muito motivados em suas vidas. Eles vivem simplesmente porque estão aqui. Eles passam a vida vivendo as expectativas de outras pessoas para fazer algo de suas vidas.
Algum dos critérios acima descreve sua situação ou de alguém ao seu redor?
Sonâmbulos ao nosso redor
Sempre que olho ao meu redor, vejo sonâmbulos falando sobre suas vidas. Pessoas correndo fervorosamente na corrida de ratos e suas rodas de ratos. Pessoas ocupadas ganhando dinheiro para uma vida melhor. Pessoas que não sabem o que suas vidas realmente representam. Pessoas desperdiçando sua existência. Pessoas negando a si mesmas o que elas realmente querem. Pessoas que não sabem o que realmente querem.
Todos os dias, simplesmente me cobro muito por ver todo o potencial dessas pessoas esperando para ser liberado. Há momentos em que sinto vontade de agarrá-los para tirá-los de sua posição!
Da mesma forma, fico energizado quando vejo sonâmbulos acordando de seus sonhos. Pode ser devido a transições de vida, chamadas de despertar ou epifanias oportunas. Nos últimos anos, tenho visto pessoas do meu local de trabalho anterior e do meu círculo social que acordaram de sua sequência de piloto automático e tomaram decisões difíceis para buscar o que realmente querem fazer. Sempre que isso acontecer, sentirei uma onda de calor, porque sei que o que quer que eles façam a partir daqui, tudo vai se encaixar, desde que mantenham o foco.
Acordar do seu sonho
Talvez você tenha acabado de descobrir que anda sonâmbulo com sua vida. Quando você acorda do seu sonho, pode ficar chocado com o quanto de sua vida real passou enquanto você dormia. Você pode estar com raiva de si mesmo. Você pode estar chateado. Você pode até estar deprimido. Isso é perfeitamente justo.
A coisa mais importante é o que você faz depois de acordar. Você vai se iludir e voltar a dormir, fingindo que suas revelações nunca aconteceram? Ou você vai enfrentar corajosamente a realidade e começar a levar a vida que você deve viver?
É semelhante a quando Morpheus ofereceu a Neo a pílula vermelha e a pílula azul em Matrix. A pílula vermelha reflete a verdade – a realidade. A pílula azul reflete o sonho – sua vida como você a conhecia. A pílula vermelha é o que vai libertá-lo e ajudá-lo a alcançar sua melhor vida de todos os tempos. A pílula azul representa um caminho de negação – negando quem você realmente é e o que você deve fazer na Terra.
Reconheça que você tem poder sobre sua situação e pode começar a agir sobre ela agora mesmo. Através da ação consciente, você pode pavimentar o caminho para a vida que deseja. Todos os dias, faço escolhas e tomo ações que me aproximam dos meus objetivos. E você definitivamente pode fazer o mesmo também. Não importa onde você esteja na vida agora, não importa quem você é, não importa quantos anos você tem – nunca é tarde demais para ser quem você deve ser. A menos que você aja de acordo com o que deseja, nada vai sair disso.
É fácil voltar a dormir – voltar à vida que você conhecia. Mas é isso que você realmente quer fazer? É assim que você deve viver sua existência? Você está realmente vivendo sua melhor vida dessa maneira?
O caminho à frente não será suave. Será um desafio, será rochoso e você pode até sentir vontade de desistir às vezes. Mas posso garantir que a felicidade e a qualidade de vida que você encontrará nesse caminho serão significativamente maiores do que se você vivesse sua vida como um drone. Eu garanto que você encontrará mais satisfação neste caminho em comparação com qualquer coisa que você já fez.
Fonte: https://personalexcellence.co/