Às vezes, vemos o sucesso dos outros e nos sentimos desencorajados. Como fulano de tal acabou de lançar um livro e chegou às listas de best-sellers. Ou fulano de tal lançou um produto e alcançou o status de esgotado.
Então, estabelecemos um padrão alto para nós mesmos e nos esforçamos para fazer o mesmo, se não melhor. Estabelecemos grandes expectativas sobre quem devemos ser, o que devemos fazer e nos esforçamos para fazer exatamente isso.
Porém, nem sempre dá certo. Normalmente, quando ficamos sobrecarregados pela dimensão de nosso objetivo e estressados pela necessidade de fazer grandes coisas, acabamos por decidir fazer… nada. Os dias se transformam em semanas, que se transformam em meses, e nada acontece enquanto nos apegamos ao nosso grande objetivo, esperando o momento perfeito para, de fato, realizá-lo.
Nesses casos, eis algo a ser lembrado: se você não pode fazer grandes coisas agora, por qualquer motivo, comece fazendo pequenas coisas de uma maneira excelente.
Isso significa que:
- Se seu objetivo é iniciar seu restaurante, comece aperfeiçoando suas receitas para suas refeições, direto na sua cozinha.
- Se seu objetivo é desenvolver o próximo grande aplicativo, comece desenvolvendo ferramentas que as pessoas usarão, que resolvam os pontos problemáticos das pessoas.
- Se seu objetivo é ser um autor de best-sellers, comece refinando suas habilidades de escrita, por meio de sua escrita diária e pesquisando para entender o que motiva os outros.
- Se seu objetivo é ser um YouTuber top, comece criando vídeos simples que transmitam bem suas ideias.
Seja qual for o grande objetivo que você está adiando, pergunte-se: o que é uma pequena coisa que eu posso fazer bem?
Porque é tão fácil ignorar as pequenas coisas em favor daquele grande objetivo que queremos alcançar. No entanto, nossos resultados a longo prazo são construídos sobre os pequenos passos que damos hoje.
- Um atleta vence a corrida porque passou cada dia seguindo seu regime de treino sem falhas.
- Uma cantora alcança sua grande chance porque ela fez muitos pequenos shows que ajudaram a aprimorar seus vocais e desenvolver sua personalidade no palco.
- Um autor publica um livro best-seller porque passou anos desenvolvendo sua experiência e suas habilidades de escrita.
Nós somos, em essência, não o que faremos algum belo dia, mas o que fazemos hoje.
Embora fazer pequenas coisas bem hoje possa não parecer grande coisa, especialmente quando as comparamos com nosso grande objetivo final, uma melhoria de 1% a cada dia, feita por 365 dias, leva a uma melhoria de 37 vezes.
Mas tudo começa por se comprometer com esses pequenos passos e fazendo-os bem. Não é o grande objetivo que você vai trabalhar em algum momento no futuro que importa. É o que você faz agora, hoje. Esses pequenos passos determinam o que você eventualmente se tornará.
Então, que pequenos passos você pode dar hoje? E como você pode fazer esses pequenos passos de uma maneira excelente?
“Se não posso fazer grandes coisas, posso fazer pequenas coisas de uma maneira excelente”
Fonte: https://personalexcellence.co/