Por que você deve ser gentil com pessoas difíceis?

Costumo ver memes nas redes sociais e posts de blogs que aconselham você a ficar longe de pessoas negativas, remover pessoas difíceis de sua vida e se cercar de pessoas felizes. Eu posso entender essa perspectiva. É encorajador e edificante estar perto de pessoas positivas. Mas ainda assim, acho isso limitante.

 

Não é egocêntrico criar sua “bolha feliz” e tentar esquecer o resto do mundo?

 

Mesmo que você queira, não é possível eliminar todas as pessoas “negativas” da sua vida. Mesmo que pudesse, não lhe traria uma felicidade genuína e duradoura. A verdadeira felicidade vem do desenvolvimento da capacidade de ir além da mesquinhez, das preferências e dos desejos pessoais.

 

Como você vai aumentar o seu amor e compaixão se não houver ninguém que te esfregue na cara o que você faz de maneira errada?

Como você aprenderá a estabelecer limites saudáveis ​​se não houver ninguém dizendo para você superar seus limites?

Como você desenvolverá a tolerância e paciência se não houver ninguém para te orientar?

 

Isso não significa que você deva ser um capacho ou aceitar abusos.

 

Às vezes, a ação apropriada é se afastar. Mas não vamos nos isolar de todos no mundo que nos irritam, incomodam ou nos tiram do sério. Esse tipo de pessoa nos oferece a oportunidade de trabalhar com nossas próprias reações.

 

Se você fica irritado com cada fricção, como seu espelho será polido? — Rumi

 

“Se queremos desenvolvimento  espiritual, a prática da paciência é essencial. – Dalai Lama

 

6 maneiras de lidar com pessoas difíceis

 

Cada situação é diferente. Você precisa considerar as circunstâncias para saber a melhor maneira de responder a uma pessoa difícil. Depende do seu próprio grau de força e imunidade emocional também.

 

Aqui estão dois pontos-chave:

 

Não rejeite automaticamente alguém que você considera difícil.

Entrelace bondade e amor na maneira como você responde.

 

Misture e combine os métodos a seguir, dependendo das circunstâncias.

 

1.Remover a si mesmo

Se você é emocionalmente frágil, talvez seja melhor se afastar da presença de uma pessoa difícil. Mas faça isso com um coração bondoso, desejando o melhor para a outra pessoa, pelo menos em silêncio, em vez de responder a ela de forma agressiva.

 

  1. Fortaleça seu amor- próprio primeiro

Você pode precisar fortalecer seu amor-próprio antes de poder se abrir para pessoas difíceis. Na prática da bondade amorosa, você começa enviando amor para si mesmo. Uma vez que você sinta uma sensação mais forte de bondade amorosa em relação a si mesmo, ela naturalmente começará a fluir para os outros.

 

  1. Siga em frente

Às vezes, o conflito ocorre como um sinal para seguir em frente. Só você sabe em seu coração se esse é o caso. Algumas vezes criei conflitos para seguir em frente. Mas aprendi a deixar de lado o drama e fazer uma saída mais graciosa de situações insatisfatórias. Mais uma vez, mantenha a bondade em seu coração ao fechar uma porta e abrir outra.

 

  1. Pratique uma boa higiene psíquica

Você é responsável por sua própria higiene psíquica. Pratique o aterramento e, em seguida, cerque-se (sua “aura”) com amor e bondade todos os dias. Você se sentirá menos afetado pelas micro agressões de outras pessoas e, assim, achará mais fácil ser gentil.

 

  1. Seja gentil, faça amizade

Em vez de correr com a multidão, se você se sentir forte o suficiente, tenha a coragem de ser gentil com pessoas impopulares, estranhas ou desafiadoras. Você pode fazer o dia deles, aprender algo inesperado sobre eles e até enriquecer espiritualmente.

 

  1. Seja grato a todos

Às vezes é dito que todo mundo entra em sua vida por um motivo. Não sei se isso é verdade. Mas eu sei que você pode aprender com cada pessoa que entra em sua vida, mesmo e talvez especialmente com as difíceis. Portanto, seja grato a todos pelas lições potenciais que eles trazem.

 

Todos nós queremos ser felizes e ninguém quer sofrer. É nesse nível mais profundo de compreensão espiritual que você pode encontrar um terreno comum com os outros.

 

Pessoas difíceis podem ser bênçãos disfarçadas porque nos ajudam a desenvolver qualidades espirituais como paciência, tolerância, bondade, amor e compaixão. Na verdade, a compaixão é o antídoto perfeito para nossos próprios modos egocêntricos e apegados ao ego.

 

Você precisa encontrar pessoas difíceis neste mundo se realmente deseja evoluir espiritualmente.

 

Lembre-se sempre de que um comportamento difícil pode ser uma maneira confusa de buscar amor, felicidade e validação. Portanto, não rejeite automaticamente pessoas difíceis sem levar um momento para considerar que elas também podem estar feridas. Isso é empatia em ação.

 

Comece trabalhando para fortalecer seu amor-próprio. Então, lentamente, você pode aprender a se tornar uma fonte ilimitada de amor para os outros – amigos, estranhos e até mesmo aqueles que você inicialmente acha difícil.