Por que um relacionamento falha?

Por que os relacionamentos falham? É uma pergunta que muitos se fazem após uma separação. Embora cada situação seja diferente, há uma variedade de razões pelas quais os relacionamentos não vão longe.

As principais razões pelas quais os relacionamentos falham são perda de confiança, má comunicação, falta de respeito, diferença de prioridades e pouca intimidade. 

Perda de confiança

Se você já se perguntou: “Por que um relacionamento falha?” é importante reconhecer que o problema geralmente se resume à confiança. Um dos sentimentos fundamentais necessários em um bom relacionamento é a sensação de segurança. Se você não tiver apoio emocional ou achar que seu parceiro não é confiável, poderá perder a confiança.
Se o seu parceiro é vago ou difícil de definir, há motivo para preocupação. Os relacionamentos construídos com base na desconfiança estão em terreno instável.

Mentiras

Digamos que você descobriu que seu parceiro mentiu para você. Mentiras podem ter consequências poderosas. Foi uma mentira branca ou uma mentira contada para proteger a pessoa que mentiu? As mentiras inocentes costumam ser menores ou inconsequentes, enquanto as mentiras reais têm efeitos de longo alcance.

Possessividade

Se você estiver com um parceiro excessivamente possessivo, pergunte a si mesma: “Isso parece saudável? Seu parceiro isola você de seus amigos ou constantemente verifica você? 

Estes não são sinais de alguém que confia em você. Lembre-se de que não é disso que se trata um relacionamento saudável.

Ciúmes

O ciúme em pequenas doses pode ser saudável e um sinal de que vocês não estão dando valor um ao outro. Mas se alguém é excessivamente possessivo e parece exibir sinais de ciúme patológico, essas são bandeiras vermelhas.

Infidelidade

Se você suspeitar que seu parceiro está sendo infiel, pode sentir que a pedra angular do que construíram juntos foi destruída. Você pode não confiar mais nessa pessoa. Ele é mesmo quem você pensou que era?

Relacionamentos centrados na falta de confiança, cheios de mentiras, ciúmes e infidelidade, provavelmente não durarão.

Comunicação pobre

A má comunicação é outra razão comum pela qual os relacionamentos falham. Se vocês dois estão reduzidos a falar apenas sobre os horários das crianças ou a lista de tarefas para o fim de semana, sua comunicação se tornou meramente transacional. Comunicações saudáveis devem ser sobre muitos tópicos diferentes.

Mesmo que você se comunique bem, não há problema em discordar. Os conflitos são inevitáveis e existem maneiras de gerenciá-los com habilidades de comunicação eficazes . A comunicação deve ser preenchida com empatia, compreensão e escuta ativa. Infelizmente, muitos casais acham difícil se comunicar dessa maneira.

Embora pareça contraintuitivo, quando um casal se gaba de nunca discutir, isso não é bom. Frequentemente, reflete o fato de que ambas as pessoas evitam conflitos . Eles preferem não balançar o barco ou levantar questões difíceis. Na verdade, é melhor que os casais expressem suas frustrações e encontrem uma maneira de conversar sobre elas, em vez de não discutir.

Falta de Respeito

Problemas com respeito são outra razão comum pela qual os relacionamentos falham. Por exemplo, os casais geralmente discordam sobre vários assuntos, mas as questões financeiras costumam ser uma fonte de desacordo. Talvez um seja um gastador e o outro um poupador. O problema não é tanto que eles vejam gastar e poupar de maneiras opostas; é mais sobre como eles lidam com discussões sobre dinheiro.
Por isso, é importante identificar como um trata o outro durante um conflito sobre dinheiro ou qualquer outra questão. Seu parceiro é respeitoso? Ele brinca com você sobre isso? Ou seu parceiro te rebaixa, revira os olhos e te trata com total desprezo? Estes são sinais de falta de respeito um pelo outro.

Diferença de prioridades

Ter prioridades conflitantes é outro motivo comum para o fracasso dos relacionamentos. Se você descobrir que alguém com quem está namorando ou com quem está há algum tempo tem desejos de relacionamento ou objetivos de vida muito diferentes dos seus, seu relacionamento pode começar a desmoronar.

Talvez vocês dois tenham objetivos de longo prazo diferentes para o futuro. Se você não teve tempo para discutir isso, pode ser perturbador descobrir que os sonhos e objetivos de seu parceiro diferem dos seus.

Ter objetivos diferentes nem sempre significa que seu relacionamento está condenado. Por exemplo, é possível que seus objetivos influenciem os da pessoa com quem você está.

Não confie em influenciar o outro como solução. Se um de vocês quer filhos e o outro absolutamente não, ou um de vocês quer viver como um nômade digital e o outro quer permanecer em seu bairro de infância até ficar velho e grisalho, isso não é adequado. Uma combinação melhor pode estar disponível para você.

Falta de sexo e intimidade

Problemas com sexo e intimidade também podem ser uma razão para o fracasso de um relacionamento. A ocitocina às vezes é chamada de “hormônio do amor” ou “substância química do abraço”. Nossos corpos produzem o hormônio oxitocina quando abraçamos, tocamos, beijamos e mostramos afeição por outra pessoa. O aumento da ocitocina também está associado a níveis reduzidos de estresse e sentimentos de felicidade.

Quando os casais não se tocam muito e a falta de contato é exacerbada pela comunicação em um estilo que não é íntimo e próximo, os relacionamentos muitas vezes se deterioram.

Quando seu parceiro está desinteressado em sexo , às vezes os relacionamentos acabam tensos. A incompatibilidade dos desejos sexuais pode corroer um relacionamento junto com outros fatores e, por fim, contribuir para uma separação.
O que pode fazer um relacionamento durar?

Se você deseja evitar que seu relacionamento fracasse, existem algumas etapas que você pode seguir para ajudar sua conexão a durar. 

Os relacionamentos não duram por muitos motivos. Mas os principais contribuintes para sua morte envolvem questões de confiança, comunicação, respeito, prioridades e intimidade. Claro, nenhum relacionamento é perfeito, mas se você acha que os momentos difíceis superam os bons, pode ser hora de reavaliar seu relacionamento. Se você e seu parceiro desejam fazer o relacionamento funcionar, tente entrar em contato com um terapeuta de casais para obter suporte adicional.