Você é emocionalmente generoso?
Quão generoso você é com suas emoções? Você elogia as pessoas com frequência? Você tende a ver os outros por seus traços positivos ou insiste em suas falhas? Você procura trazer felicidade para as pessoas ao seu redor ou está apenas focado em se fazer feliz?
Generosidade emocional e mesquinhez emocional
A generosidade emocional é o ato de fazer os outros se sentirem positivos sem esperar nada em troca.
Pessoas emocionalmente generosas continuamente trazem felicidade, amor e positividade aos outros sem esperar nada em troca. Eles estão constantemente pensando em como podem fazer as pessoas ao seu redor se sentirem melhor. Eles adoram elogiar os outros, recompensá-los, reconhecer seus talentos e potencial e mostrar apreço, entre outras ações positivas.
O oposto da generosidade emocional é a avareza emocional.
Pessoas emocionalmente mesquinhas têm uma atitude avarenta em relação a compartilhar e dar. Eles relutam em elogiar os outros, muitas vezes avaliando-os antes de expressar aprovação. Eles são julgadores e críticos de como os outros agem. Eles não são de encorajar, apoiar ou simpatizar quando você precisa. Confiar neles para se sentir melhor é uma má ideia, pois você acaba se sentindo pior consigo mesmo.
Algumas causas de mesquinhez emocional
Pessoas emocionalmente mesquinhas tendem a se comportar dessa maneira devido a um ou mais destes motivos:
- Falta. Eles não têm felicidade, e é por isso que eles não têm emoções positivas para compartilhar. Na maioria das vezes eles estão presos em suas próprias gaiolas mentais para pensar nos outros.
- Miséria. Eles são miseráveis por dentro e querem que os outros sejam como eles também. Afinal, a miséria adora companhia.
- Egoísmo. Eles não querem que os outros experimentem o que eles ganharam por si mesmos. As poucas coisas que eles têm, eles trabalharam duro para obtê-los, então eles não acham que é justo que os outros tenham o mesmo.
- Ego. Para eles, elogiar alguém significa reconhecer que ele é superior. Isso significa admitir que eles mesmos não são tão bons quanto ele.
- Competitividade. Eles vêem as pessoas como concorrentes e não querem compartilhar o que têm.
- Medo. Ser gentil significa se abrir e ser vulnerável. Eles têm medo de serem feridos se sua bondade não for retribuída.
- Mentalidade de soma zero. Eles têm a crença de que tudo o que é ganho por um é perdido por outro. Eles acreditam que, se compartilharem o que têm, terão menos para si mesmos. Para eles, apenas um pode ganhar enquanto os outros perdem.
Infelizmente, a mesquinhez emocional é bastante comum na sociedade de hoje. Em um lugar onde somos continuamente empurrados para competir com os outros, onde somos constantemente medidos em relação a ideais sem fim, as pessoas aprendem a cuidar de seus próprios interesses, não dos outros. Ego é o nome do jogo; estamos todos em uma corrida; é tudo sobre ganhar e vencer os outros.
Se você já esteve perto de pessoas emocionalmente mesquinhas antes, saberá que é muito desgastante. Pessoas que são tensas em reconhecer ou encorajar você, em vez de criticar todas as suas falhas. Pessoas que te julgam sem reconhecer seus sentimentos. As pessoas não se importam com suas emoções porque você não é a preocupação delas.
Como saber se você é emocionalmente generoso?
Dê uma olhada profunda em si mesmo agora e pense em como você pensa e age diariamente em relação aos outros. Você é emocionalmente generoso ou mesquinho?
- Você tende a julgar ou criticar os outros? Ou você elogia e se concentra nos pontos fortes e habilidades dos outros?
- Você vê as pessoas como separadas de você, das quais você precisa se proteger? Ou você os vê como humanos junto com você em uma jornada comum?
- Você está sempre pensando em si mesmo e em suas necessidades? Ou você se preocupa ativamente com os outros e suas emoções?
- Quando não está com a pessoa em questão, você tende a falar mal ou pensa nela de forma crítica? Ou você elogia e fala bem deles?
- Você está sempre pronto para derrubar e criticar negativamente o conteúdo das pessoas, obras de arte, vídeos, escrita, etc.? Ou você está sempre pronto para celebrar, apreciar e dar críticas positivas e construtivas se solicitado?
Se você não é emocionalmente generoso, experimente e veja onde isso o leva. Você não precisa fazer nada grande ou assustador. Basta começar com um pequeno ato que anima os outros – como um sorriso, um elogio, uma demonstração de preocupação, empatia, um ato aleatório de bondade ou uma demonstração de apreço. Faça isso pela bondade do seu coração sem esperar nada em troca.
Ao fazer isso, observe como você começa a ser mais positivo. Você começa a viver menos na sua cabeça e mais no mundo real. Você se torna movido pelo amor, não pelo ego ou pelo medo. Você começa a se importar menos com julgamentos e percepções e mais em ajudar os outros. E você pode se surpreender com a gentileza que os outros compartilharão ao longo do caminho. 🙂
Ao mesmo tempo, ao espalhar positividade para os outros, perceba que você está efetivamente plantando pequenas sementes de generosidade neles também. Talvez você possa inspirar outros a se tornarem mais emocionalmente generosos como você. Talvez você comece a fazer por eles o que meu ex-empresário e ex-vice-presidente já fizeram por mim – abriram meus olhos para um tipo diferente de bondade, sobre como ser uma pessoa melhor para os outros.
Comece a fazer isso hoje e experimente por si mesmo o poder da generosidade emocional. É sendo emocionalmente generoso, não emocionalmente mesquinho, que você começa a alcançar a abundância em todas as áreas da vida, tanto para você quanto para os outros.