Como lidar com um narcisista

Lidar com um narcisista, seja um parceiro romântico, companheiro de quarto, membro da família, pode ser desafiador. Aprender tudo o que puder sobre os traços narcisistas e entender algumas das maneiras de lidar com eles pode ajudá-la a se sentir mais capaz de lidar com isso.

Todo mundo se coloca em primeiro lugar ou se concentra em suas próprias necessidades até certo ponto, mas os narcisistas se envolvem em comportamentos egocêntricos com muito mais frequência e de forma prejudicial. Isso pode ser confuso, doloroso e prejudicial para as pessoas que lidam com eles.

Para lidar com um narcisista, o primeiro passo é reconhecer os sinais. Algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Eles não têm empatia? Pessoas com narcisismo são tão focadas em si mesmas que lutam para ter empatia com outras pessoas.
  • Eles se auto engrandecem? Os narcisistas têm um senso inflado de si mesmos e estão preocupados com sua própria importância. Eles costumam exagerar suas realizações e importância – muitas vezes para encobrir sua insegurança e seu fraco senso de identidade.
  • Eles não se desculpam? Os narcisistas têm pouca consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros. Eles não vão se desculpar por ferir os outros – a menos que isso os beneficie de alguma forma. Por exemplo, eles podem usar a triangulação para proteger sua autoestima e desvalorizar os outros.
  • Eles exageram nas críticas? As pessoas que são narcisistas atacam até mesmo a menor crítica. Em vez de aceitar a responsabilidade por seus próprios erros, eles culparão os outros.
  • Eles são manipuladores? Quando você está vivendo com um narcisista, muitas vezes você pode sentir que está sendo enganado, manipulado ou maltratado. Muitas vezes parece que eles vão dizer e fazer qualquer coisa para conseguir o que querem e o que acham que merecem.

Às vezes, as características narcisistas são fáceis de reconhecer, mas o narcisismo encoberto é mais difícil de detectar. O narcisista oculto também tem um senso grandioso de importância, explora os outros e carece de empatia, mas seus comportamentos narcisistas são mais difíceis de detectar.

Lidar com um narcisista pode ser cansativo e estressante. Pode dificultar o conforto em sua casa ou local de trabalho e pode ser prejudicial ao seu bem-estar mental.

Encontrar maneiras de lidar é importante. Compreender o que motiva os narcisistas e explorar algumas das principais estratégias de enfrentamento pode ajudá-la a gerenciar seu relacionamento com o narcisista, preservando sua própria saúde mental. Se você precisa lidar com um narcisista em casa, no trabalho ou em um ambiente social, essas dicas podem ajudar.

Não leve o comportamento deles para o lado pessoal

Entenda que a pessoa com quem você está lidando pode ter transtorno de personalidade narcisista (TPN). Os especialistas não entendem completamente o que causa o TPN, mas geralmente está ligado a fatores como genética, abuso na infância, trauma, personalidade e educação.

As pessoas com TPN não podem mudar seu comportamento por conta própria e podem não ser capazes de reconhecer que há um problema; eles precisam de ajuda profissional, mas raramente a procuram. Você pode incentivá-los a conversar com um terapeuta, mas eles provavelmente resistirão ou responderão negativamente.

O problema é que, mesmo que você saiba que o comportamento narcisista, como manipulação e falta de consideração, não é realmente sobre você, esses comportamentos tendem a parecer ataques pessoais. Lembre-se de que não é pessoal.
Você não é culpado pelas ações deles e não fez nada para causá-los. Você pode incentivá-los a buscar ajuda, mas não é responsável por apoiá-los ou consertar seus erros.

Estabeleça e imponha limites

Quando você está lidando com um narcisista em casa ou no trabalho, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é estabelecer limites. Limites são as coisas que você está disposta e não disposta a aceitar em um relacionamento. São limites não negociáveis que dizem aos outros o que conta como comportamento aceitável e tolerável.

Por exemplo, você pode deixar claro que não aceitará comportamentos como grosseria ou xingamentos quando estiverem se comunicando. Se eles se envolverem nesse tipo de comportamento, a conversa será encerrada.

Criar limites não é um esforço para mudar a outra pessoa. Em vez disso, esses limites esclarecem que certos comportamentos não serão tolerados. Depois de definir um limite, é importante cumpri-lo. Se a outra pessoa o violar, aplique imediatamente as consequências.

No exemplo acima, encerre imediatamente a conversa e vá embora assim que puder. Não discuta ou espere que eles respondam. Simplesmente termine.

Da mesma forma, não faça ameaças vãs ou crie ultimatos que você não cumprirá. Deixar de impor seus limites significa que a outra pessoa não os levará a sério. Se você cumprir as consequências, no entanto, é mais provável que eles acreditem em você quando você disser que não aceitará um comportamento.

É importante estar ciente de que estabelecer e manter limites é um processo contínuo. Lembre as pessoas quais são seus limites e continue a aplicá-los.

Cuidado com o Gaslighting

Ao lidar com um narcisista, você deve ter notado um comportamento conhecido como gaslighting. As pessoas que se envolvem nesse tipo de manipulação negam a realidade de uma forma que faz com que você duvide de si mesma e de suas experiências.

Por exemplo:

  • Eles podem negar ter dito coisas ou sugerir que estavam apenas brincando e que você está muito sensível.
  • Eles podem minar sua confiança sugerindo que você não sabe o que realmente aconteceu ou acusando-a de interpretar mal ou reagir exageradamente à situação.
  • Em outros casos, eles podem simplesmente negar as coisas que fizeram ou disseram, taxando-a de louca.

Lidar com gaslighting não é fácil, principalmente quando é a sua palavra contra a deles. Uma maneira de lidar com isso é manter registros dos eventos anotando-os, mantendo documentos em papel que corroborem suas experiências ou recrutando outras pessoas para testemunhar suas conversas com a outra pessoa. Isso é particularmente importante no local de trabalho, onde um narcisista competitivo pode acusá-lo de comportamento ruim ou incompetente para bajular colegas de trabalho e chefes.

Aumente sua autoestima

Uma pessoa narcisista geralmente prejudica os outros para aumentar seu senso de identidade. Isso pode ser particularmente prejudicial quando a pessoa está sempre criticando você de maneiras sutis e não sutis. O local de trabalho é especialmente vulnerável a esse tipo de comportamento.

Para ajudar a garantir que você tenha força mental para enfrentar, certifique-se de que sua autoestima permaneça saudável, mesmo diante dos desafios. Mantenha uma atitude assertiva; os narcisistas gravitam em torno de pessoas que permitem suas travessuras.

No entanto, lembre-se de que pessoas com baixa autoestima , limites fracos ou um senso de identidade instável não são as únicas que acabam em situações com narcisistas. Compreensivelmente, você pode ser atraído pelo que parece ser confiança e carisma no início de um relacionamento, mas depois reconhece essas características como narcisismo quanto mais conhece a pessoa.

Manter sua autoestima e manter uma postura assertiva, mesmo que o narcisista tente manipulá-la pode ajudá-la a lidar com os comportamentos interpessoais mais prejudiciais.

Encontrar suporte

Lidar com o comportamento disfuncional e às vezes abusivo de um narcisista pode ser exaustivo. Manter relacionamentos saudáveis com outras pessoas que são atenciosas e solidárias é especialmente importante quando você tem um relacionamento com um narcisista, seja ele um membro da família, parceiro romântico ou colega de trabalho.

Ter outras pessoas a quem recorrer para falar sobre o que está enfrentando pode ser uma forma de obter apoio emocional e perspectiva. Procure relacionamentos saudáveis com outras pessoas em que vocês se escutem. Você deve se sentir livre para ser você mesma, segura por saber que eles a aceitam como você é.

No trabalho, resista à vontade de fofocar e desabafar; lembre-se, o narcisista é adepto de virar suas palavras contra você. No entanto, mantenha seu superior informado sobre o comportamento do narcisista em particular para ajudar a contornar os esforços do narcisista para prejudicá-la.

Quando sair

Relacionamentos tóxicos podem ter um impacto seriamente prejudicial em seu bem-estar mental. Se estar perto do narcisista está lhe causando angústia e dificultando seu funcionamento normal, considere terminar o relacionamento. Isso pode significar deixar a situação completamente.

Procure ajuda

Quer você ainda esteja vivendo com um narcisista ou tenha saído do relacionamento, conversar com um profissional de saúde mental pode ser útil. Procure um terapeuta que tenha conhecimento e experiência em lidar com o narcisismo. Seu terapeuta pode oferecer informações e ajudá-la a entender melhor sua situação e experiências.

Eles também podem ajudá-lo a trabalhar nas habilidades de enfrentamento e comunicação que a ajudarão a lidar efetivamente com um narcisista. Por exemplo, eles podem ajudá-lo a aprender a reconhecer sinais de gaslighting, trabalhar para estabelecer limites claros e praticar a assertividade e a defesa de si mesma.