Como dizer não

Você tem problemas em dizer não?

Eu costumava ser muito ruim em dizer não. Parte disso era porque eu não gostava de deixar as pessoas na mão. Outra parte foi porque eu não queria decepcionar os outros. Havia também uma parte de mim que achava que dizer não poderia significar queimar pontes com os outros e eu não queria comprometer meus relacionamentos com os outros.

Portanto, eu diria sim sempre que pudesse, e não tão raramente quanto possível.

A realidade de dizer sim

Embora dizer sim possa parecer uma maneira fácil de sair do enigma acima, na realidade era uma solução terrível.

Porque, embora tenha proporcionado alívio rápido a curto prazo – evitando o confronto com os outros e lidando com emoções desconfortáveis ​​– dizer sim tem suas próprias implicações a longo prazo. Porque toda vez que dizemos sim a algo, dizemos não às nossas próprias prioridades. Considere o seguinte:

  • Cada vez que você diz sim a coisas que realmente não gosta, você diz não às coisas que gosta.
  • Cada vez que você diz sim a coisas que não lhe interessam, você diz não aos objetivos em que poderia estar trabalhando.
  • Cada vez que você diz sim a encontros que muitas vezes não levam a lugar nenhum, você diz não ao tempo com as pessoas que você realmente gosta.
  • E cada vez que você diz sim a mais um favor, você diz não às coisas mais importantes para você.

Então, quando eu comecei meu negócio, eu disse sim a quase tudo. Meetups, sessões de networking, sessões de estímulo, favores, colaborações, entrevistas em blogs, entrevistas na mídia, workshops – foi um sim, sim, sim o tempo todo.

Isso funcionou bem nos primeiros anos. Mas, à medida que meu negócio crescia, à medida que me tornava mais estabelecido em meu campo, encontrei-me com mais pedidos, convites e demandas do que poderia atender humanamente. Também recebi regularmente pedidos de coisas que realmente não me importavam, de pessoas que eram proativas e agressivas para conseguir meu tempo, o que constantemente colocava essas coisas no topo da minha lista.

De repente, meus dias ficaram preenchidos com o que os outros queriam de mim. Encontrei-me ocupado conhecendo pessoas e satisfazendo sua curiosidade sobre o que faço, mas não avançando nas coisas da minha lista. Eu estava ocupado fazendo entrevistas, respondendo e-mails pedindo ajuda, colaborando com os outros como um favor, concordando com sessões para escolher meu cérebro e distribuindo conselhos gratuitos para os problemas das pessoas, sem tempo para meus próprios projetos.

Logo, eu me tornei queimado. Meu tempo não era mais meu – foi tomado pelo que os outros queriam de mim. Foi quando percebi a importância de dizer não.

 

Porque dizer não é importante

Em um mundo ideal, queremos dizer sim a todos. Mas dizer “sim” apenas para evitar conflitos ou desacordos não é o caminho a seguir. Dizer não é necessário para…

  • Cumprir nossas próprias demandas. A realidade é que todos nós temos horas limitadas por dia. A menos que digamos não às outras coisas, nunca teremos tempo para fazer as nossas próprias coisas.
  • Haver tempo para o importante. Há uma categoria de metas que são altamente importantes, mas nunca se tornarão urgentes, chamadas de metas do Quadrante 2. Eles incluem encontrar seu propósito, definir sua visão de cinco anos, trabalhar em sua paixão e até mesmo iniciar seu negócio. Dizer não significa proteger essas metas e garantir que você tenha tempo para elas.
  • Definir limites. Algumas pessoas podem supor que você é livre o tempo todo, que seus pedidos são os mais importantes, ou que você deve reservar um tempo para elas e apenas para elas. Quando você não traçar uma linha entre suas necessidades e as necessidades dos outros, as pessoas continuarão assumindo que você deve dar e dar por padrão. Dizer não é estabelecer limites e proteger seu espaço.
  • Recuperar o controle de sua vida. Por fim, dizer não é recuperar o controle de sua vida e determinar o que acontece em seus dias. Rejeitar qualquer coisa que não se adapte aos seus objetivos, que não te faça feliz, para que você possa viver a vida que realmente deseja.

No final do dia, cada “sim” vem com seus custos – seu tempo, esforço, felicidade e objetivos. Embora o custo possa ser pequeno para cada “sim”, pequenos pingos de sim errados por muito tempo irão desviá-lo de onde você quer estar. Para afastar todos esses custos, esses desvios, você precisa aprender a dizer não – para poder dizer sim ao que deseja.

Como dizer “não”

Quando se trata de dizer não, há dois objetivos: você quer dizer não efetivamente e quer dizer não com tato. Aqui estão as minhas 7 dicas para dizer não.

 

  1. Seja direto

Para os pedidos que você deseja rejeitar, é muito melhor recusar a pessoa imediatamente do que adiar. Quanto mais você para, mais complicado se torna, porque agora você tem a pressão adicional de explicar por que demorou tanto para responder. Basta ser direto e ir direto ao ponto.

Sempre que acho difícil rejeitar alguém, tenho uma regra de 2 frases para acabar com isso. Comece com um “Desculpe, não posso”. Então, dê sua razão em uma frase. (Ou se você não quiser dar uma razão, apenas encerre por aí.) Limitar sua rejeição a 2 frases facilita a rejeição, porque ao invés de dar uma explicação longa sobre por que você não pode fazer algo, o que faz você procrastinar rejeitando a pessoa, você vai direto ao ponto. Mesmo que você acabe respondendo em 3-4 frases ou mais, a regra de 2 frases ajuda você a começar.

Por exemplo.

  • “Desculpe, não posso comparecer a este compromisso.”
  • “Vou passar esta rodada, desculpe por isso.”
  • “Isso não atende às minhas necessidades no momento. Obrigado por me ter em mente!”
  • “Estou amarrado a algo e não poderei fazer isso. Desculpe!”

 

  1. Seja sincero

Muitas vezes estamos preocupados que, se dissermos “não”, vamos queimar pontes. Então nós cantarolamos e murmuramos e dizemos sim. Ou cedemos e dizemos sim quando a pessoa persiste.

Aqui está uma verdade: a maioria das pessoas aceitará seu não quando você for sincero. Sem mentiras, sem truques. Apenas pura honestidade. Por exemplo. “Não estou livre para me encontrar de agora até junho, pois estou ocupado com [X]” ou “Isso não se encaixa com o que desejo fazer agora, desculpe”.

Muitas vezes, nossas preocupações com os outros são infundadas. Concentre-se em ser sincero em sua resposta, sem mentir ou dar desculpas. Se a outra pessoa estiver entendendo, ela entenderá. Caso contrário, eles podem ter expectativas incompatíveis com você em primeiro lugar, e é melhor não se sobrecarregar com essas expectativas.

 

  1. Concentre-se no pedido, não na pessoa.

Uma das razões pelas quais lutei para dizer não no passado foi que não queria rejeitar a pessoa. Minha mãe não estava disponível quando eu era criança (na medida em que ela era emocionalmente vazia como pessoa), e isso me fez querer estar disponível para os outros. No entanto, como compartilhei acima, dizer sim a todos me deixou esgotado. Eu estava totalmente esgotado e miserável.

Ao aprender a dizer não, aprendi a focar no pedido e não na pessoa. Ou seja, em vez de me sentir obrigada a dizer sim porque tinha medo de decepcionar a pessoa, aprendi a olhar para o pedido e avaliar se ele se encaixa nos meus planos. Isso é algo que eu posso fazer de forma realista? Isso é algo que eu posso me dar ao luxo de fazer agora? Posso fazer isso sem comprometer minhas outras tarefas?

Se a resposta for um “não”, então vou rejeitá-la. Não é sobre a pessoa. Não é nada pessoal. É simplesmente sobre o pedido em si, e o pedido simplesmente não é algo que eu possa atender no momento. Quando você analisa as solicitações como elas são, você rejeita objetivamente solicitações que são incompatíveis com você, em vez de se forçar a dizer sim apenas para deixar as pessoas felizes.

 

  1. Seja positivo

Fomos ensinados a associar o não à negatividade, e dizer não levará ao conflito. Mas é possível dizer “não” e manter uma relação harmoniosa. É sobre como você faz isso.

Para começar, pare de associar “não” com negatividade. Perceba que é parte integrante da comunicação humana. Quando você vê “não” como uma coisa ruim, essa energia negativa inadvertidamente será expressa em sua resposta. Não há necessidade de se sentir mal, culpado ou se preocupar com os sentimentos da outra pessoa. Isso não significa que você deve ser indelicado em sua resposta, mas que você não deve ficar obcecado com o que os outros vão sentir.

Em seguida, ao dizer “não”, explique sua posição com calma. Deixe a pessoa saber que você agradece o convite/pedido dela, mas você não pode aceitar devido a [X]. Talvez você tenha prioridades conflitantes, ou tenha algo, ou simplesmente não tenha tempo. Você adoraria ajudar ou se envolver, se possível, mas não é algo que você possa fazer agora.

Mesmo que você esteja rejeitando o pedido da pessoa, mantenha as opções abertas para o futuro. Deixe a pessoa saber que você sempre pode se reconectar no caminho para conhecer, colaborar, discutir possibilidades etc.

 

  1. Dê uma alternativa

Isso é opcional, mas se você souber de uma alternativa, compartilhe-a. Por exemplo, se você conhece alguém que pode ajudá-lo, compartilhe o contato. Isso só deve ser feito se você conhecer uma alternativa, não para compensar por não dizer sim. Você não é responsável por encontrar alternativas para a outra pessoa.

 

  1. Não se responsabilize pelos sentimentos dos outros

Outra grande razão pela qual eu resisti a dizer não no passado foi que eu não queria fazer os outros se sentirem mal. Eu me sentia responsável por como os outros se sentiriam e não queria que os outros fossem infelizes.

O resultado era que eu me curvava para trás apenas para fazer os outros felizes. Passei incontáveis ​​noites atrasadas no trabalho enquanto colocava as necessidades dos outros antes de mim e só tinha tempo para minhas próprias coisas à noite. Isso foi terrível para minha saúde e bem-estar.

Em algum momento, precisamos traçar uma linha entre ajudar os outros e ajudar a nós mesmos. Para servir aos outros, precisamos proteger nossa saúde e felicidade. Não se responsabilize pelos sentimentos dos outros, especialmente se eles tendem a responder negativamente aos seus “nãos” ou esperam que você esteja sempre à disposição. Isso não é problema seu.

 

  1. Esteja pronto para deixar ir

Se a pessoa é desrespeitosa com suas necessidades e espera que você sempre diga sim, então você pode querer reavaliar o relacionamento. Muitas vezes somos ensinados a manter a harmonia a todo custo, e é por isso que não gostamos de dizer não – não queremos criar conflito.

Mas quando um relacionamento está esgotando você, você deve se perguntar se essa conexão é o que você deseja. Em um relacionamento saudável, ambas as partes se apoiam. Não é aquele em que uma parte está constantemente dando e dando enquanto a outra pessoa continua pedindo e recebendo.

Quando avalio os relacionamentos que me esgotam, são aqueles em que não sou eu mesmo, onde se espera que eu diga sim e a outra parte fique infeliz se eu disser não.

Se você está lidando com uma pessoa assim, a pergunta para você é: vale a pena manter esse relacionamento?

  • Se não, então é simples – simplesmente deixe de lado.
  • Se este for um relacionamento importante para você, informe a pessoa sobre esse assunto. É possível que eles não estejam cientes do que estão fazendo, e uma conversa aberta e honesta abrirá seus olhos para isso.

Então, em vez de se preocupar em dizer não a alguém que não pode aceitar o “não”, você aborda a raiz do problema. No processo de fazer isso, você remove relacionamentos que são tóxicos e insalubres e fortalece aqueles que são verdadeiros e nos quais haja compreensão. Talvez no processo de fazer isso, você fortaleça seu relacionamento com ele. Porque agora você pode ser abertamente honesto com ele/ela e dizer sim ou não como desejar, sem sentir culpa, medo ou hesitação – que é o que dizer não deveria ser.

 

Fonte: https://personalexcellence.co/