Oito dicas para lidar com traidores

Recentemente, eu soube que um bom “amigo” me traiu pelas costas falando mal de mim de forma maliciosa. Não era fofoca inócua e cotidiana – consistia em declarações vingativas que lançavam dúvidas sobre meu caráter.

Quando ouvi, fiquei furioso, é claro. Que tipo de “amigo” fala de amigos assim pelas costas? E quanto aos valores de lealdade, confiança e respeito? Eles foram jogados pela janela?

No entanto, depois de sentir raiva por um curto período de tempo e perceber que isso era simplesmente ridículo e uma perda de tempo, comecei a mudar e seguir em frente. Se você está lidando com alguém que o traiu, aqui estão 8 dicas para lidar com este tipo de pessoa.

 

  1. Fique calmo

Não importa o quão chateado você esteja, recupere-se primeiro. Uma pessoa irada só cometerá ações iradas e, às vezes, você pode dizer coisas das quais se arrependa mais tarde. Reserve alguns minutos, até mesmo algumas horas, para digerir essa informação primeiro. Depois, sentindo-se calmo o suficiente, prossiga para a próxima etapa.

 

  1. Confira a história

Às vezes, os rumores podem ficar fora de controle à medida que as pessoas acrescentam suas próprias interpretações aos eventos. Pior ainda, algumas pessoas podem inventar histórias para semear discórdia entre você e seu amigo. Portanto, você deve verificar a história primeiro antes de tirar conclusões precipitadas.

 

  1. Faça o controle de danos

Se você foi traído, dê um passo para trás e avalie sua situação. Houve algum “dano” feito? Sim? Não? Se sim, qual é esse dano? É dano à sua reputação? Danos em termos de negócios potenciais? Danos em termos de amizades? Pelo dano causado, o que você pode fazer para revertê-lo? Trate o dano da melhor maneira possível dentro do seu locus de controle e, em seguida…

 

  1. Esclareça com a pessoa se puder. Se não, corte essa pessoa

Se você foi esfaqueado pelas costas por um “amigo”, avalie (a) quão importante essa amizade é para você e (b) se o ato ofensivo é perdoável. Se é uma amizade muito importante e o ato ofensivo é algo que você pode ignorar, então leve a queixa para esse amigo, ouça o lado dele da história e dê outra chance à amizade. Se a amizade não tiver muito peso para você e o ato ofensivo não for algo que você possa ignorar, talvez cortar a pessoa seja o melhor curso de ação.

 

  1. Deixe ir

No que diz respeito ao controle de danos, posso retificar as declarações feitas a pessoas a quem eu sabia que as declarações foram transmitidas, mas não sei se estas foram feitas a mais alguém. Essas pessoas podem muito bem ter repassado os comentários a pessoas que conhecem, das quais o último grupo pode ter feito a mesma coisa, tornando-se um dano irrevogável.

Para resolver isso, eu simplesmente aprendi a… deixar ir. Às vezes você não pode controlar tudo, e a única maneira de estar “no controle” é ficar bem em não estar no controle. Em vez de ficar obcecado com algo que não posso efetuar, eu faria melhor deixando isso de lado e me concentrando nas coisas que posso efetuar.

 

  1. Corrija falsas percepções por meio de ações concretas

As ações sempre falarão mais alto que as palavras. Posso explicar o meu lado da história o quanto quiser, mas no final do dia, são simplesmente as palavras de uma pessoa contra a outra. Quem pode dizer que um está mais certo do que outro? Todo mundo sempre tem seu lado da história, e ambas as partes sempre estarão certas em seu próprio mundo.

Então, decidi corrigir a imagem falsa não por meio de palavras, mas de ações. Como? Garantindo que meu comportamento seja fiel aos meus valores fundamentais de Excelência, Amor e Verdade, algo que já me esforço para fazer todos os dias.

 

  1. Auto-reflexão

Eu sempre acredito que há algo a aprender com cada situação. Este incidente não é diferente.

A partir deste episódio, aprendi algumas coisas sobre mim, sobre meus medos, ansiedades e tratamento de amizades. Aprendi a apreciar mais os verdadeiros amigos que sempre estiveram comigo. Eu aprendi a ser mais sensível aos sentimentos dos outros. Também aprendi que às vezes posso estar completamente errado em meu julgamento, e o que acho que minha intuição pode ser apenas um mau descuido.

Acima de tudo, aprendi a manter minhas armas e permanecer fiel ao que defendo, em vez de me esquivar por medo de não estar em conformidade com o mundo.

 

  1. Olhe para o quadro geral

Embora eu tenha ficado chocado quando descobri sobre a traição, superei isso depois de algumas horas. No quadro geral das coisas, o incidente foi apenas insignificante. Há muitas coisas que preciso fazer, muitos objetivos que tenho que alcançar, para ser atolado pela vingança de uma pessoa.

Acho que se você acabou de descobrir que foi “traído”, deve se sentir muito ofendido. Chocado. Surpreso. Bravo. Lívido. Sinta essas emoções, desabafe com seus amigos, se necessário, e depois supere isso. Há tantas outras coisas para se preocupar na vida. Por que se deixar incomodar por algo tão pequeno como isso?

Em vez de insistir no negativo, por que não desviar sua energia para as coisas positivas em sua vida e construir sobre elas? Quais são seus objetivos de longo prazo? Quais são suas metas a curto prazo? O que você quer alcançar este mês/ano?

E você?

Você já foi traído pelas costas? O que aconteceu, e como você abordou isso? Ou você está passando por isso agora? Espero que não. Mas, caso esteja, que tal usar as oito dicas acima?

 

Fonte: https://personalexcellence.co/