Sinais de manipulação nos relacionamentos

Manipular alguém significa que a pessoa está usando distorção mental e exploração emocional para influenciar e controlar os outros. Sua intenção é ter poder e controle sobre os outros para conseguir o que desejam.

Alguém que manipula conhece bem suas fraquezas e as usará contra você. Se a pessoa que está fazendo a manipulação está obtendo o que deseja de você, a manipulação continuará até que você decida que ela deve parar e ponha fim a ela de forma ativa e intencional. Isso pode ser desafiador e você é incentivada a buscar apoio durante esse processo, especialmente se estiver interagindo com uma pessoa cronicamente manipuladora.

Reconhecer a manipulação em seu próprio relacionamento pode ser difícil porque pode ter começado de forma sutil. Com o tempo, o comportamento manipulador nos relacionamentos pode se tornar a dinâmica cotidiana com seu parceiro.

Sinais de manipulação em um relacionamento

Se alguém consistentemente faz você se sentir emocionalmente esgotada , ansiosa, com medo ou duvidosa de suas próprias necessidades, pensamentos e sentimentos, você pode estar lidando com manipulação emocional. Siga seu instinto quando se trata de reconhecer o que está ocorrendo.

O que é comportamento manipulador? Pode incluir qualquer uma ou todas as seguintes técnicas:

  • Manipulação;
  • Comportamento passivo-agressivo;
  • Mentir e culpar;
  • Ameaças e coercitividade;
  • Retirada e retenção;
  • Isolamento.

Manipulação

Uma pessoa que está abusando de você pode mentir para você, culpá-la pelas coisas e minimizar o que você está sentindo. Um exemplo de manipulação na forma de gaslighting pode incluir frases como “Você é louca” ou “Você é muito sensível”.

Se você suspeitar que alguém está abusando de você, preste atenção em como você se sente depois de passar um tempo com essa pessoa. Você pode se sentir confusa, desapontada consigo mesma, inadequada ou como se não pudesse confiar em si mesma.

Comportamento passivo-agressivo

Ao contrário de usar a comunicação direta, uma pessoa que se comporta de forma passiva-agressiva não expressa como está realmente se sentindo. Seu parceiro pode usar táticas de evasão, como se esquivar ativamente de você ou se esquivar da discussão de determinados tópicos. O sarcasmo pode ser outro sinal de comunicação passivo-agressiva.

Por exemplo, uma pessoa que está se comportando de forma passiva-agressiva pode tentar chamar a atenção fazendo gestos excessivamente dramáticos – como suspirar ou fazer beicinho. Eles podem usar reações emocionais imaturas para induzi-la a perguntar o que há de errado sem apenas sair e dizer.

Mentir e Culpar

Alguém que é emocionalmente manipulador provavelmente evitará assumir a responsabilidade por suas ações. Eles podem mentir descaradamente ou exagerar as coisas para se retratar de uma forma mais positiva. Eles podem até transferir a culpa para você, fazendo você duvidar de si mesmo e do que realmente aconteceu (este é outro exemplo de gaslighting).

Embora muitos de nós contemos “mentiras inocentes” ou mentiras que consideramos inofensivas , uma pessoa emocionalmente manipuladora provavelmente contará mentiras para enganá-la.

Ameaças e Coercitividade

Alguém que a coage – usando ameaças ou força para que você faça algo – está sendo emocionalmente manipulador. Por exemplo, seu parceiro pode ameaçar deixá-la porque você não concorda exatamente com o que ele quer que você faça.

Seu parceiro pode ameaçá-la dizendo que vai se machucar. Eles estão usando a ameaça de automutilação para fazer você fazer o que eles querem. Eles podem ou não se machucar – mas a automutilação deve sempre ser levada a sério. 

Alguém que ameaça se machucar deve procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental. Você pode encorajar seu parceiro a procurar ajuda, ao mesmo tempo em que impõe limites entre você e ele para proteger sua segurança emocional e física.

Retirada e Retenção
Outro sinal de manipulação emocional é se seu parceiro se afasta de você. Talvez ele lhe dê o tratamento do silêncio se você estiver fazendo algo que ele não quer que você faça.

Eles podem reter informações, afeto ou até mesmo sexo para “punir” você, mesmo por algo insignificante. Eles podem se recusar a parar de se retirar ou reter até que você faça o que eles querem ou até que você admita a culpa por algo que não é sua culpa.

Isolamento

Uma pessoa que deseja controlá-la pode tentar cortar seu contato com amigos e familiares, especialmente se algum de seus entes queridos expressar antipatia ou desconfiança em relação à pessoa emocionalmente manipuladora. 

Por outro lado, uma pessoa emocionalmente manipuladora pode tentar obter o apoio de sua família e amigos para benefício próprio. Por exemplo, se seu parceiro souber que você quer deixá-lo, ele pode tentar convencer sua família ou amigos a dizer para você ficar com ele.

Seu parceiro pode tentar afastá-lo de seu sistema de apoio, fazendo com que você duvide de sua decisão de seguir em frente com o relacionamento.

Os sinais de manipulação emocional podem ser sutis ou óbvios, mas não importa como apareçam, a manipulação é prejudicial ao seu relacionamento, confiança e autoestima.

Manipulação e outras formas de abuso emocional que você não precisa tolerar ou aceitar de um parceiro romântico – ou de qualquer outra pessoa em sua vida. É importante entender que a manipulação é uma forma de chantagem emocional e aprender a responder.

Pode demorar um pouco para reconhecer a manipulação emocional, mas quando a fizer, não aja como se não fosse grande coisa. A manipulação emocional precisa ser abordada, seja você o alvo ou o perpetrador.

Se você estiver passando por manipulação em um relacionamento, tome medidas para lidar com o comportamento antes que ele piore. Discuta o problema com a outra pessoa, estabeleça limites claros e esteja disposta a ir embora se a pessoa não estiver disposta a mudar.