5 maneiras de evitar focar em seus erros ou arrependimentos

Todos cometemos erros e todos somos responsáveis ​​por esses erros. Ao mesmo tempo, todos aprendemos com nossos erros e alcançamos o sucesso fazendo as coisas de maneira diferente.

 

O melhor seria usar isso como motivação em nossas vidas e não deixar nossos erros do passado nos arrastarem para baixo. Mas, infelizmente, muitos de nós tendem a insistir em nossos erros.

 

Essa ação pode nos desmoralizar e nos enviar em uma montanha-russa de emoções negativas, como arrependimento, vergonha e auto-culpa. Na verdade, somos apenas humanos. Portanto, os erros são inevitáveis.

 

Encarar os erros que aconteceram no passado e remoer esses erros não nos ajudará a alcançar nossas aspirações. Em vez de pensar em quão errado você pode estar, adote uma atitude de perdão.

 

Então, como você pode evitar se concentrar em seus erros? Essas dicas podem ajudar:

 

  1. Escreva uma lista das lições que seus erros lhe ensinaram e leia-as quando surgirem arrependimentos. O arrependimento apresenta a você a oportunidade de pensar em como você poderia ter agido de forma diferente e o leva a fazer mais um esforço para ter sucesso. Mas, em vez de se afogar em pensamentos sobre como as coisas poderiam ter sido melhores, anote as lições que você aprendeu com seus erros. Anote o quanto você mudou desde então.

 

  1. Perdoe-se. Sentir arrependimento significa que você tem padrões que deseja defender. Mas o fato de você ser humano também significa que você ficará aquém de suas expectativas de tempos em tempos. Se você cometer erros, perdoe-se e siga em frente com sua vida. Aceitar que você tem o poder de aprender e crescer com seus erros o deixará mais feliz a longo prazo. Você não sentirá automaticamente que um peso foi tirado de seus ombros depois de perdoar a si mesmo. Mas com o passar do tempo, você começará a se sentir muito melhor.

 

  1. Distraia-se de pensar em seus arrependimentos. Se você insistir nas coisas que fez de errado, vai se sentir miserável. Em vez disso, encontre maneiras de ocupar sua mente com coisas que o fazem feliz. Você pode estar perto de sua família e amigos, ouvir música ou assistir a um programa de TV para ter um tempo de inatividade. Não deixe seus arrependimentos te dominarem. Eles não vão curar suas feridas ou fazer você se sentir melhor.

 

  1. Aceite seus erros e aprenda a se aceitar. Ninguém é perfeito, e você não pode mudar quem você era ou o que você fez no passado. Você pode se desculpar com as pessoas que feriram seus sentimentos ou pedir desculpas se você disser algo que magoou acidentalmente. Você pode até tentar se perdoar. Não é fácil, mas é saudável para sua mente, coração e alma. Mas, não se preocupe. Aceitar a si mesmo não significa deixar seus erros escaparem de você. Em vez disso, você pode usá-los como motivação para fazer melhor no futuro.

Aceitar a si mesmo e seus erros não apenas impedirá que você se culpe por eles, mas também o ajudará a superar completamente o medo de cometer erros, o que poderia impedi-lo de atingir suas metas.

 

  1. Escreva um diário de luto. Compartilhar seus pensamentos sobre assuntos difíceis ou dolorosos e expressar suas emoções pode ajudá-lo a lidar com sua dor. Você pode colocar a caneta no papel e escrever seus pensamentos e sentimentos. Você não precisa manter seu diário para sempre, mas certifique-se de ser honesto sobre o que está escrevendo. Pode ser difícil pensar em algo positivo quando você está chateado. Escrever sobre seus problemas pode ajudá-lo a recuperar um pouco de sua energia.

 

 

Erros e arrependimentos acontecem com todos, mas insistir em pensar neles nem sempre ajuda. Quando você insiste em seus erros, pode ficar sobrecarregado pelas emoções negativas do arrependimento.

 

Quer você perceba ou não, insistir em seus erros faz você acreditar que é um fracasso. Isso pode fazer você se sentir desapontado, envergonhado de si mesmo e até culpado. Estas são emoções negativas que ninguém deveria ter que experimentar por qualquer motivo.

 

Perdoe-se e concentre-se nas coisas boas da sua vida. Tenha em mente que você cresceu como pessoa e mudou para melhor. Você é apenas humano, e os humanos cometem erros.

 

Seja otimista sobre seus erros! Afinal, foram eles que fizeram de você a pessoa excelente que é hoje!