- Tudo bem ficar triste.
Você não precisa ser feliz o tempo todo, nem mesmo todos os dias. Pessoas felizes sabem que não há problema em não ser feliz alguns dias. É importante processar quaisquer sentimentos que tenhamos – tristeza, raiva, frustração ou surpresa. Quando coisas ruins acontecem, como acontece com todos nós, seja gentil consigo mesmo. Não dê um sorriso falso. O contraste das emoções negativas pode ser benéfico, porque nos lembra como a felicidade é maravilhosa.
- Ser feliz dá trabalho
Há coisas que podemos fazer para aumentar nossa felicidade todos os dias, mas elas exigem algum esforço. Coisas como comer bem, fazer exercícios e descansar bastante ajudam a manter nosso corpo saudável. Procurar pessoas e entretenimento que faça você rir ou se sentir bem, nutre sua alma. Fazer o esforço para comer direito e cercar-se de pessoas boas vale a pena. Você se sente bem em seu núcleo.
- É preciso se amar
Você precisa aprender a amar e apreciar a si mesmo, do jeito que você é. Você é tão interessante, único e notável quanto qualquer outra pessoa. Às vezes é difícil ver nossas melhores qualidades. Ou, quando as vemos, nem sempre valorizamos. Como resolver isso? Faça uma lista das coisas que você mais ama em si mesmo e lembre-se dessas qualidades regularmente.
- As pessoas devem ser uma prioridade
Todos nós precisamos nos sentir amados e apreciados, e passar tempo com as pessoas mais próximas a nós promove sentimentos calorosos. Os seres humanos sempre foram animais de carga – precisamos nos conectar com as pessoas. Quando estamos apenas saindo, curtindo a companhia um do outro, estamos enviando e recebendo mensagens sutis de amor e apreço. Relacionamentos fortes nos ajudam a sobreviver aos tempos difíceis, além de celebrar os bons tempos.
- As comparações são inúteis
Comparar-se com outra pessoa sempre vai acabar em lágrimas. Não importa se você compara a forma do corpo, saldos bancários ou namorados. Sempre haverá pessoas à sua frente e atrás de você, em qualquer escala. A única pessoa que você tem que satisfazer é você mesmo. Tente considerar as coisas pelas quais as pessoas podem invejar você, para que você possa valorizar essas coisas também.
- Às vezes, as memórias vêm à tona
Todo mundo tem algumas lembranças desagradáveis. Eles fazem parte da vida, e tentar suprimi-los é inútil. Quando trabalhamos com a dor e aprendemos a aceitar o passado, somos capazes de fechar a porta suavemente para esses “quartos” em nossa mente. Podemos optar por visitar esses quartos quando nos sentirmos inclinados. Mas também podemos fechá-los suavemente, para que possamos crescer e nos curar. Suas memórias fazem parte de você, então carregue-as com graça.
- O excesso de análise é seu inimigo
Todos somos capazes de analisar uma situação até a morte. Imaginando se as ações de outra pessoa têm significados mais profundos do que eles, ou revirando as coisas sem parar em nossa mente. Não há problema em pensar sobre as situações e estabelecer o que você pode aprender com elas. Mas, às vezes, nossa mente fica um pouco obcecada e repetidamente agita as coisas, em um loop infinito e autoflagelante. Quando isso acontecer, pense, obrigado, mente, e passe para outras coisas.
- A atitude pode ser escolhida
Escolher sua atitude é mais fácil dizer do que fazer. Mas é possível. A chave é mudar o que não pode. Sempre que você se pega pensando que não pode fazer algo, é importante parar e se forçar a pensar no que pode fazer. Tente pensar: Se alguém pudesse resolver isso, como faria? Distanciar-se do problema dessa maneira abre novas ideias e, em breve, você será capaz de qualquer coisa.
- Viver acontece agora
Não deixe de viver. Dizemos a nós mesmos que ficaremos felizes quando as crianças forem mais velhas, ou quando recebermos o próximo aumento salarial, ou quando conseguirmos um novo emprego. Mas quando conseguimos essas coisas, adiamos ser felizes até alcançarmos o próximo grande marco. Pessoas felizes vivem agora. Eles sentem agora. Eles amam agora. Isso não significa que eles não tenham objetivos, mas eles apreciam o que têm agora. Ninguém sabe quantos amanhãs teremos, então certifique-se de viver hoje.
- A felicidade não está à venda
Às vezes não percebemos que todas aquelas pequenas “recompensas” que compramos para nós mesmos são realmente uma forma de compensar a falta de satisfação em algum aspecto de nossas vidas. Se você está vivendo para as próximas férias ou se perguntando por que os brinquedos tecnológicos mais recentes não o deixam feliz, talvez seja hora de olhar um pouco mais fundo. Talvez você esteja tentando comprar um pouco de felicidade, em vez de abordar um problema importante em sua vida. Só você saberá.
Não seria ótimo se a felicidade fosse um presente que pudéssemos sair e comprar para nós mesmos ou dar aos outros? Imagine abrir um presente de felicidade e deixá-lo fluir sobre você. Tudo quente e aconchegante e prazeroso. Imagine dar aquele presente para quem você ama. Observando-os relaxar em um contentamento suave.
Adivinha? A felicidade é realmente um presente que você pode dar a si mesmo. E a coisa realmente boa sobre esse presente é que, ao se fazer feliz, você também faz felizes aqueles ao seu redor.
Então, vá e pegue um pouco de felicidade hoje e compartilhe. Você só precisa ter bons pensamentos. Não pensamentos falsamente felizes, apenas bons pensamentos. Concentre-se em aproveitar o que você tem. Pratique a escolha de uma atitude positiva. Motive-se a viver o momento.
Em breve você será muito mais feliz, e os que estão ao seu redor também.
Que melhor presente existe?