O que é preciso para ser feliz? Neste guia, compartilhamos 10 princípios para a felicidade.
- Não reprima a negatividade
Isso pode parecer surpreendente, mas o primeiro passo para a felicidade não é reprimir a negatividade.
Por quê? Algumas pessoas pensam que a felicidade é sorrir, falar de coisas positivas e não reclamar. Mas então eles levam isso ao extremo e evitam pensar ou dizer algo negativo.
Por que isso é insalubre? É normal se sentir negativo quando coisas ruins acontecem. Quando reprimimos esses sentimentos e fingimos estar felizes, essa negatividade fica represada. Mesmo que não sejam visíveis, eles estão lá. Com o tempo, eles nos sobrecarregam e nos prejudicam. Algumas pessoas caem na depressão porque afastam seus sentimentos negativos sem lidar com eles.
Então, como você deve lidar com eles?
- Descarregue sua mente regularmente. A meditação ajuda a acalmar sua mente. Não há problema em usar métodos desestressantes, como jogar, passear, desabafar e ouvir música, desde que você volte a lidar com o problema depois disso.
- Identifique a fonte de sua infelicidade. Pergunte a si mesmo: “O que está me deixando infeliz?” Escreva as respostas em um diário. As respostas podem surpreendê-lo.
- Crie uma lista de passos para lidar com sua infelicidade.
- Conserte o que está te deixando infeliz
Sempre que estiver insatisfeito, resolva o problema imediatamente com uma abordagem em três etapas. Primeiro, identifique o problema em questão. Em segundo lugar, identifique os passos para resolvê-lo. Então, aja nesses passos imediatamente.
Se algo está incomodando você, conserte. Não deixe sua infelicidade durar. Aqui estão algumas dicas:
- Corrija o problema imediatamente. Não espere. Quanto mais você espera, mais infeliz você é.
- Concentre-se no que você pode afetar. Isso significa trabalhar (a) no que está no presente e (b) em seus pensamentos e ações que você pode controlar. Não se concentre em coisas do passado ou coisas que ainda não aconteceram. Não se concentre nos pensamentos e ações de outras pessoas, que você não pode controlar.
- Lembre-se de que todo problema tem uma solução. É uma questão de decompô-lo e resolvê-lo.
- Depois de ter feito tudo, deixe as coisas seguirem seu curso. Você fez o que pode, então é hora de deixar o universo fazer seu trabalho.
- Atualize suas crenças
Se sua infelicidade persistir mesmo que você tenha feito o que pode, então reavalie suas crenças.
As melhores crenças são aquelas que te fortalecem. Se uma crença está deixando você infeliz, revise a crença e desafie-a. Não faz sentido manter crenças negativas que o enfraquecem. Largue-o e adote uma nova crença que lhe dê poder.
- Veja o lado positivo das coisas
Você já ouviu falar da frase: “Por trás de cada nuvem escura há um forro de prata?” O que isso significa é que, não importa quão terrível pareça uma situação, sempre há um lado positivo.
Por exemplo, aqui estão algumas coisas que a maioria de nós consideraria negativas:
- Chegar atrasado para uma reunião
- Sair do caminho certo em seu plano de perda de peso
- Falhar em uma entrevista de emprego
- Ser demitido
- Terminando com seu parceiro
- Enfrentando uma situação difícil
Se olharmos para cada situação, há um lado positivo:
- Chegar atrasado → Você aprendeu a importância de ser pontual, embora da maneira mais difícil.
- Saindo do rumo em seu plano de perda de peso → Agora você conhece uma nova armadilha em seu plano de perda de peso, o que significa que você está um passo mais perto de seu objetivo.
- Falhar em uma entrevista de emprego → Você sabe o que evitar em sua próxima entrevista. Isso irá ajudá-lo a ter um melhor desempenho em futuras entrevistas e garantir um emprego melhor.
- Ser demitido → Você tem tempo para refletir sobre o que quer fazer na vida. Agora você pode aproveitar novas oportunidades, como explorar uma nova carreira, iniciar seu negócio ou ingressar em uma nova função.
- Terminar com seu parceiro → Seu parceiro provavelmente não era compatível. Agora você pode conhecer novas pessoas e conhecer alguém mais compatível.
- Voltado para uma situação difícil → O processo de lidar com isso o tornará mais forte e sábio. Isso irá ajudá-lo em desafios futuros.
O acima é fato, não ficção. Conheço pessoas que falharam em entrevistas de emprego, apenas para garantir empregos melhores depois disso. Conheço muitas pessoas que tiveram rompimentos dolorosos e conheceram sua alma gêmea mais tarde. Já estive em situações difíceis antes, o que me ajudou a crescer como resultado.
Tudo na vida tem um lado bom. Cabe a você identificar o forro de prata. Algumas dicas para fazer isso:
- Reconheça que sempre há algo de bom a ser ganho em cada situação. Cabe a você encontrar isso.
- O que você ganhou com este incidente? Tudo o que você experimentou, bom e ruim, não teria acontecido se não fosse por este encontro.
- Que lições você aprendeu? Que habilidades você desenvolveu a partir disso?
- Todo problema vem com seu conjunto de oportunidades. Que oportunidades você tem como resultado desse problema?
- Deixe de lado as expectativas
Concentre-se em sua intenção, não em definições restritas de sua intenção.
Sempre que temos um objetivo, isso significa que temos uma intenção subjacente. Existem inúmeras maneiras pelas quais essa intenção pode ser manifestada. Não fique preso à sua única definição de seu objetivo. Atenha-se às suas intenções, não a definições específicas de como você deseja que seus objetivos se manifestem. Depois de fazer isso, você perceberá que agora faz um progresso mais rápido do que nunca, e foram suas definições estreitas que o impediram de avançar inicialmente.
- Seja grato pelo que você tem
Não importa onde estamos na vida, sempre há situações muito piores. Por exemplo, mesmo que queiramos uma casa melhor, há tantos que sequer tem onde se abrigar. Apesar de estarmos sobrecarregados de trabalho, pelo menos temos um emprego. Mesmo que sejamos incomodados por maus vizinhos, podemos ter problemas piores.
Faça um balanço e seja grato pelo que você tem. Seja grato por não estar lidando com situações piores. Seja grato por estar vivo. Mesmo que você pense que não tem nada, você sempre tem você e seu eu superior. Esta é a força mais importante que você precisa em sua vida.
- Pense em seus ideais versus problemas
Muitos de nós tendemos a direcionar nossa energia para nossos problemas. No entanto, isso coloca nossa atenção no negativo e nos lembra de coisas que não queremos, o que gera mais negatividade.
Aqui está uma maneira melhor: em vez de se desgastar com responsabilidades, pense em termos de seus ideais. Pergunte a si mesmo: “Qual é a minha visão ideal?”
Costumo colocar isso para meus clientes que estão atolados por problemas. Nunca deixa de acender uma faísca em seus olhos, após o que eles começam a falar animadamente sobre o que querem.
Existem 3 benefícios importantes de se concentrar em ideais versus passivos. Em primeiro lugar, você começa a pensar em possibilidades em vez de limitações. Em segundo lugar, você obtém clareza sobre o que deseja, o que o ajudará a alcançar sua vida ideal. Em terceiro lugar, ao pensar em sua visão ideal, você entra em um estado mental positivo, o que torna mais fácil enfrentar os desafios em seu caminho.
Isso não quer dizer que você ignora seus problemas e finge que eles não existem. Isso significa que você não os deixa amarrar você, mas permanece atento a eles.
- Viva uma vida com propósito
Viver uma vida com propósito, onde você tem um propósito de vida empoderador e objetivos inspiradores, abre o caminho para uma vida feliz.
Você já definiu seu propósito de vida? Se não, faça isso agora. Ao definir seu propósito de vida, defina metas de vida à medida que elas despertam seu maior potencial.
- Reconhecer que a felicidade é uma escolha
Sempre que se encontrar em uma situação que te faça sentir infeliz de alguma forma, concentre-se no que é possível fazer. Saiba que, não importa o que aconteça, ninguém pode roubar sua felicidade. Sua felicidade é sua escolha.
- Não pense “E se”, mas “da próxima vez”
Muitos de nós gostamos de “e se” quando as coisas não acontecem do nosso jeito. “E se eu tivesse feito isso em vez disso?” “E se eu tivesse feito isso em vez disso?”
Isso é inútil, pois o incidente já passou. O que ajudará é se perguntar: “O que posso fazer para que isso não aconteça da próxima vez?” Aqui você aprende com o que aconteceu para que possa fazer as coisas de maneira diferente – seja evitando que o mesmo problema aconteça ou tomando ações diferentes para criar um resultado diferente.
Então, em vez de pensar “e se”, pense “da próxima vez”. O primeiro está entrincheirado no passado, enquanto o segundo é uma visão de futuro. O primeiro é desempoderador, enquanto o último é empoderador. Vai fazer um mundo de diferença
Fonte: https://personalexcellence.co/